Como é que se diz "ganhar as contas" em inglês?


Como é que se diz "ganhar as contas" em inglês?

[© 2011 by Denilso de Lima]
Estava eu certa vez na entrada de uma escola quando alguém perto de mim disse "I gained the accounts last week". Achei a sentença um tanto quanto curiosa e decidi prestar mais atenção; pois, suspeitava que aquilo ali não fosse bem o que a pessoa queria dizer em inglês.
Minhas suspeitas estavam mais do que corretas! A pessoa estava dizendo à outra que ela havia sido demitida, ou seja, em bom português brasileiro ela havia ganhado as contas. O grande problema é que a pessoa que estava contando isso simplesmente traduziu a expressão "ganhar as contas" ao pé da letra para o inglês e criou algo completamente estranho para um falante nativo da língua. Portanto, para evitar que você cometa esse mesmo erro, mostro nessa dica a forma correta de dizer "ganhar as contas" na língua do Tio Sam (ou da Rainha).
Antes vale dizer que, quando alguém é demitido é comum dizermos em português (Brasil) coisas como:
  • Fui demitido no mês passado.
  • Ganhei as contas no mês passado.
  • A empresa me deu as contas ontem.
Claro que isso não é nada bom! Pois significa que você está desempregado (unemployed). Em inglês, não dizemos nada absurdo como "gain the accounts" (ganhar as contas) ou "give the accounts" (dar as contas). Por favor, não cometa esse mico! Por mais que, literalmente, pareça estar correto, saiba que não é assim. Para eles a expressão mais comum é:
  • I got fired (Eu ganhei as contas; Eu fui demitido)
  • The company fired me last week. (A empresa me deu as contas semana passada.)
Roberto Justus, no jogo O Aprendiz, diria em inglês "you're fired" (você está demitido; você está no olho da rua). Aliás, é isso o que Donald Trump diz na versão americana do programa - The Apprentice. Claro que há outras expressões para descrever este triste fato em inglês. Porém, como aqui estou dando atenção ao que é mais falado e usado, fico apenas nessa. I hope I've helped somehow! Take care and have a wonderful week!
Image and video hosting by TinyPic

0 comentários:

Post a Comment

**Por favor, deixe seu comentário neste espaço...idéias, sugestões, e tudo que possa melhorar este Blog!

**Please, leave your comments here...ideas, suggestions, and all the stuff to make this blog so much better!

Take care and have lots of fun!

 

Follow US

Follow US

Pesquise ASSUNTO ***aqui***

What's your English level?

Whereabouts do YOU live?

About Me | Über Mich

Tracking YOU

Visualizações