Curiosidades e Dicas do Inglês Falado: Received Pronunciation (RP)

Fonte/Source: http://ht.ly/ctTrB

Curiosidades e Dicas do Inglês Falado: Received Pronunciation (RP)


As grandes diferenças nos sotaques regionais na Inglaterra criavam uma situação com toques de anarquia, numa sociedade agora sujeita a um potente fator – a ambição social e econômica. E isso deu início ao crescimento de um idioma com som padronizado. Foi nesse contexto que surgiu a Received Pronunciation (pronúncia recebida), conhecida como RP, aquela pronúncia do inglês padrão teoricamente transmitida através do inglês literário, e que é associada às pessoas cultas.

Received Pronunciation RP Curiosidades e Dicas do Inglês Falado: Received Pronunciation (RP)
Received Pronunciation

Os muitos nomes da Received Pronunciation

A RP é conhecida por vários nomes: the King’s English, the Queen’s English, BBC English, Oxford English e Public School English, ou simplesmente Standard English. A classe média, sempre meio nervosa e ansiosa, se refere a ela como BBC accent (o sotaque da BBC) ou public school accent (sotaque da escola pública, que na Inglaterra é, na realidade, particular e elitista). Já a classe trabalhadora refere-se a ela como talking proper (o falar direito) ou talking posh (mais ou menos “falar de rico; falar da classe A”), ou talking la-di-dah, entre outros apelidos. Os linguistas já identificaram três variedades de RP: a conservative, falada pelos mais velhos; a general RP, a mais comum; e a advanced RP ou posh, usada pelos aristocratas mais jovens que fazem questão de se diferenciar.

Received Pronunciation: amor e ódio

Na América, a RP simplesmente não é observada. Muitos americanos podem até achar bonita e reconhecê-la como a pronúncia de um britânico culto. Muitos associam esse modo de falar com a profissão teatral e, quando usada por homens, a acham afeminada. Muitos ingleses rejeitam a RP porque, na sua opinião, ela é uma marca de privilégio; já os escoceses, irlandeses e galeses a detestam porque ela representa o domínio social e econômico inglês, particularmente dos ingleses da região do sul.
.

Origem e consolidação da Received Pronunciation

O aparecimento da Received Pronunciation, como símbolo/emblema de quem pertence às classes superiores, coincidiu com o crescimento do Serviço Público imperial e da infra-estrutura educacional britânica estabelecida pelo Education Act of 1870 (Lei da Educação de 1870). Essa lei criava condições para que os filhos dos abastados e nobres estudassem em ambientes privilegiados onde um linguajar elitista pudesse evoluir. Em The Story of English, os autores descrevem algumas das consequências da nova lei. Antes de 1870, a maior parte dos mais eminentes súditos da rainha conservavam seus sotaques regionais a vida inteira. Muitos passaram ilesos pelos “templos sagrados” de Eton, Rugby, Cambridge e Oxford sem alterar o seu falar provinciano. Palavras pronunciadas como baiz, doyed e oidle em vez de boys (rapazes), died (morreu), e idle (ocioso), eram usadas sem qualquer consequência ou constrangimento.
Vinte anos após aquela lei, tudo havia mudado. Uma nova geração de reitores e professores se encarregou de repreender o moço que caisse no gravíssimo erro de dizer loike em vez de like ou os já mencionados baiz, doyed e oidle. A pressão vinda dos colegas era geralmente um incentivo suficiente para levar qualquer novato a adquirir, correndo, a entonação e pronúncia adequadas.
Lá pelos últimos momentos do século XIX, havia um leve aroma de paranoia no ar. Alguns dos pais mais zelosos pelo futuro “correto” dos filhos começaram a ter receios quanto às escolas locais onde seus rebentos poderiam ter a desventura de “pegar um sotaque”. O cidadão que se desviasse do padrão exigido corria o sério risco de ser estigmatizado como “inculto”. Tanto que, em Oxford, a aceitação social de um universitário era condicionada ao tipo de inglês por ele falado, ou seja, “o inglês da Rainha, ou do Rei, com acento e entonação específicos”, quer dizer, a Received Pronunciation.
Nota do Autor: Outros aspectos de “Os Sons do Inglês” serão abordados em artigos futuros.

Capa do livro Once Upon a Time um Inglês do autor John D. Godinho 2 Curiosidades e Dicas do Inglês Falado: Received Pronunciation (RP)O texto acima faz parte do livro Once Upon a Time um Inglês… A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta escrito por John D. Godinho. Adquira essa obra nos seguintes endereços:
www.agbook.com.br
www.clubedeautores.com.br
 
Como agradecer ao Inglês no Supermercado porque ele existe? Adicione o blog ao iGoogle. Adicione um link para esta página. Clique nos ícones abaixo e divulgue o blog e tudo que você sabe a respeito do Received Pronunciation (RP) no Orkut, Twitter, Facebook, emails etc.

0 comentários:

Post a Comment

**Por favor, deixe seu comentário neste espaço...idéias, sugestões, e tudo que possa melhorar este Blog!

**Please, leave your comments here...ideas, suggestions, and all the stuff to make this blog so much better!

Take care and have lots of fun!

 

Follow US

Follow US

Pesquise ASSUNTO ***aqui***

What's your English level?

Whereabouts do YOU live?

About Me | Über Mich

Tracking YOU

Visualizações